Sobre o blog

Blog que retrata sobre os mais diversos
assuntos de Psicologia e suas abordagens.
Acadêmicos: Alessandra Schindler,
Giane Assmann, Luciane Pillar e Mateus
Kratz.






sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Zeitgeist

E ai galera! Gente... sei que prometemos falar sobre a influência fisiológica neste post, mas esquecemos de alguns aspectos importantes a serem mencionados antes de dar continuidade. Estamos falando de Zeitgeist, do empirismo e algumas outras doutrinas. 

Este post será somente sobre Zeitgeist, então vamos lá! 



Zeitgeist




Zeitgeist é uma expressão em alemão que significa "espírito" do tempo, época ou ainda sinal dos tempos. Muitos autores definem como sendo o período de tempo de determinada cultura e/ou sociedade que é representada por características comuns da época que se encontra. Ou seja, é a cultura do "nosso tempo", aquilo que chamamos de contemporâneo para tal momento. 

Talvez o termo que possa ser utilizado neste caso seria "construção social", cada época tem sua contribuição, sua evolução (seja ela tecnológica, social, cultural, etc), situações que marcam ou não a sociedade . É importante salientar que existe atualmente um movimento social chamado assim também, mas que o mesmo não deve ser confundido com o sentido originário da palavra e nem com a psicologia.*

Em todo caso, Zeitgeist é uma expressão importante para a psicologia, principalmente no âmbito social e da subjetividade, onde o comportamento é visto como um contexto de tudo.

É isso gente, o próximo post vamos falar sobre o empirismo e uma parte dedicada a René Descartes, seguindo para o materialismo e positivismo antes de chegarmos na influência fisiológica. 

Abraços!

Notas

* Isso é uma opinião pessoal.

Referências

Poesya. Psicologia: origens. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/3110258. Acesso em 25/12/2016.

Zeitgeist - o espírito do tempo. Disponível em: http://reinehr.org/sociedade/saude-da-sociedade/zeitgeist-o-espirito-do-tempo. Acesso em 25/12/2015.

BROZEK, Josef. Historiografia da psicologia: apontamentos para um curso breve. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/artigos02/brozek02.htm. Acesso em 25/12/2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário