Sobre o blog

Blog que retrata sobre os mais diversos
assuntos de Psicologia e suas abordagens.
Acadêmicos: Alessandra Schindler,
Giane Assmann, Luciane Pillar e Mateus
Kratz.






domingo, 13 de dezembro de 2015

O Estudo da História da Psicologia

Por Alessandra Schindler, Giane Assmann e Luciane Pillar

Olá pessoal! Como vocês estão? Espero que bem!  Bom, vamos ao que interessa, no decorrer das próximas semanas vamos fazer algumas publicações relacionadas a história da psicologia, no primeiro momento, falaremos sobre a influência filosófica e  fisiológica que a psicologia "recebeu" para se tornar o que conhecemos hoje. Depois da introdução clássica, abordaremos sobre a nova psicologia, estruturalismo, funcionalismo, behaviorismo e assim por diante :) É um projeto feito por mim, pela Giane e Luciane. Esperamos que gostem e se tiverem alguma dúvida, interesse e afins, fiquem a vontade para comentar! Um grande abraço e boa leitura!


História Moderna da Psicologia




Influências Filosóficas Parte 1

Certo, sabemos que algumas pessoas não gostam muito de filosofia e até mesmo de história, mas para conseguir compreender e ficar mais fascinada ainda com a psicologia (pelo menos foi assim que me senti), o resgate de seu passado é, além de importante, muito curioso e cheio de situações que nem imaginávamos. Segundo Schutlz & Schultz, a psicologia é dividida em dois períodos, o primeiro (e que será a nossa primeira abordagem), nos leva para 2 mil anos atrás (+-). Sim, estamos falando da época de Platão e companhia! A outra parte, é o que nos leva para a nova psicologia, a psicologia moderna e o que conhecemos até o momento, isso tudo em um curto período de tempo de cerca de 200 anos.
 
Sócrates
 
Principal filósofo da Grécia Antiga, ele identifica dois tipos de conhecimentos, o sensitivo e o intelectual, sem contar com o livre arbítrio. A sua contribuição para a psicologia, é a tentativa de separar o "humano" do "animal", trazendo para os estudos a questão do "homem-razão" ou racional. Segundo Sócrates, é através da razão que o homem consegue superar seus instintos e impulsos.





Platão

Continuando com os trabalhos de Sócrates, Platão emerge pelo conhecimento ontológico (o estudo do ser). Assim como seu mentor, para Platão, o homem é de natureza racional que vive lutando contra a dualidade apolínea (lado da luz, sensatez, limites e conhecimento) e dionisíaca (lado das trevas, festas, embriaguez, paixões, desejos, animalesco). Foi graças a este filósofo que teses foram criadas em relação aos aspectos cognitivos, afetividade, motivações, saúde mental e diversificação pessoal. A palavra Psicologia, separada em grego por psyché e logos, significa o estudo da alma. Que era o foco de analise dos grandes pensadores da época.

Off: Quem tiver interesse em se aprofundar neste tema de Platão, recomendo ler a alegoria de Fedro.


Aristóteles

Aristóteles, como se sabe, manteve uma postura naturalista e realista no quesito "alma" e "mundo", diferente de Sócrates e Platão. É considerado o primeiro pesquisador sistemático que se tem conhecimento. Acredita-se que suas principais contribuições para a Psicologia é utilização da observação, a busca por aquilo que é concreto e a visão do sujeito como individual e não grupal. Segundo Gomes, o pensamento de Aristóteles aparece na psicologia moderna na teoria de Brentano e de alguns psicólogos católicos.


Por hoje é isso então galera, foi bem resumido mas quem tiver interesse no assunto só dar um toque que podemos recomendar algumas leituras bem legais para vocês e tem as referências logo abaixo também! O próximo post será sobre Mecanicismo, Determinismo e o Reducionismo.

Abraços!


Referência

SCHULTZ, Duane P.; SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. 10. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

GOMES, William B. A psicologia de Platão e Aristóteles. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/cogvila/dischistoria/Gomes3.pdf. História da Psicologia - UFMG/FAFICH/D Psi.

OLIVEIRA, Anamar Moncavo. A psicologia de Platão: sobre a teoria da psyché (alma) humana no diálogo Fedro, a partir das categorias do apolíneo e do dionisíaco. Disponível em: http://www.historia.uff.br/revistaplethos/arquivos/vol2num1/13anamar.pdf. Plêthos, 2, 1, 2012. ISSN: 2236-5028

BULHÕES, F.M. "CRÍTICAS E ELOGIOS DE NIETSCHE A SÓCRATES” In O que é metafísica?: atas do III Colóquio Internacional de Metafísica. Org. Jaimir Conte etc. – Natal: EDUFRN, 2011. pg. 91 a pg. 100

(2012,10). Contribuição de filósofos na psicologia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Contribui%C3%A7%C3%A3o-De-Filosofos-Na-Psicologia/394836.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário