Sobre o blog

Blog que retrata sobre os mais diversos
assuntos de Psicologia e suas abordagens.
Acadêmicos: Alessandra Schindler,
Giane Assmann, Luciane Pillar e Mateus
Kratz.






quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

O que é Aprendizagem?

Por Alessandra Schindler
 
 
 
O que é Aprendizagem?
 
Discorrer sobre o que é Aprendizagem e criar um conceito sobre isto, pode variar de acordo com cada pessoa e sua visão sobre o assunto. Ela pode ser considerada como o ato de compreensão ou entendimento daquilo que é novo e/ou desconhecido, um meio que usamos para adquirir conhecimento, habilidades e até mesmo novas experiências, sejam elas de quesito pessoal, profissional e etc.
 
Analisando pelo ponto de vista acadêmico, mais especificamente de Skinner, a aprendizagem é compreendida através do comportamento que temos no momento, a resposta e por fim as consequências do mesmo. É um processo de aquisição, onde ocorre uma probabilidade de mudança da resposta. Para Vygotsky, a aprendizagem é o meio de adquirir informações, valores, atitudes e entre outros, através do meio no qual a pessoa se encontra, as pessoas e a realidade na qual ela vive, ou seja, os fatores externos prevalecem como principal fonte de aprendizagem.
 
Em suma, acredita-se que o procedimento básico da aprendizagem é através da imitação, das experiências e do desenvolvimento do indivíduo. Dependendo da abordagem, pode ser uma associação de estímulo e resposta, uma adaptação do sujeito ao ambiente, pode variar de acordo com o contexto sociocultural e seus antecedentes históricos.

------

Este foi um trabalho que realizamos na aula de Psicologia da Aprendizagem no início do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário