Sobre o blog

Blog que retrata sobre os mais diversos
assuntos de Psicologia e suas abordagens.
Acadêmicos: Alessandra Schindler,
Giane Assmann, Luciane Pillar e Mateus
Kratz.






quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Mecanicismo, Determinismo e Reducionismo

E ae galera! Tudo certo? Então! Como prometido, vamos dar continuidade aos aspectos históricos da psicologia. Os temas de hoje são: Mecanicismo, determinismo e reducionismo. Boa leitura :*

Influências Filosóficas Parte 2

Mecanicismo



Teve início no século XVII, seu foco, nas palavras de Schultz & Schultz é uma doutrina para a qual os processos naturais são determinados mecanicamente e passíveis de explicação pelas leis da física e da química. Sua origem é devida graças a Galileu Galilei e a Issac Newton. Para a psicologia, sua contribuição está ligada aos seguintes aspectos:


  • Observação e experimentação se tornam o principal meio de analise para a ciência.
  • Idealização de prever o comportamento.
  • Devido ao "estouro" dos relógios na época, a sociedade passou a ser mais previsível ao viver "sobre as regras do tempo".
O mecanicismo foi a porta de entrada para o determinismo.


Determinismo

De forma rápida e bem resumida, para a psicologia determinista, o comportamento é derivado de situações que aconteceram ou que estão acontecendo. Sendo mais simples, é como se os nossos comportamentos fossem determinados por leis universais e tudo o que fazemos se baseia nessas "leis". Pode-se entender que, para este tipo de pensamento, o comportamento é pré-determinado. O foco aqui seria encontrar os determinantes de tais comportamentos e assim, conseguir "prever" e compreender os mesmos.

* Quem tiver interesse neste assunto, recomendo a leitura do artigo "Notas sobre o determinismo: implicações para a psicologia como ciência e profissão" de Bruno Angelo Strapasson e Alexandre Dittrich. Disponível aqui.


Reducionismo


O Reducionismo pode ser entendido como sendo a explicação ou conceituação de coisas complexas de forma simples. Alguns autores identificam como sendo a explicação dos fenômenos das ideias mais complexas para as mais simples*.

Bom, gente, com isso encerramos a influência filosófica, os próximos posts serão sobre a fisiológica. Pedimos desculpas pela demora em colocar novos posts, mas final de ano sabem como é :D Abraços!

Notas

* Trecho retirado do site http://slideplayer.com.br/slide/66415/ - Autora Raphaella Giraldo.

Referência

SCHULTZ, Duane P.; SHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. 10. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

ARAÚJO, Felipe. Determinismo. Disponível em: http://www.infoescola.com/filosofia/determinismo/. Acesso em 21/12/2015.

Determinismo psicologia. Disponível em: http://sulla-salute.com/saude/saude-mental/determinismo-psicologia.php. Acesso em: 21/12/2015.

Determinismo e psicologia - citações. Disponível em:  http://comportamentoesociedade.com/2013/08/14/determinismo-e-psicologia-citacoes/. Acesso em 21/12/2015.

REZENDE, Edu. O que é reducionismo. Disponível em: https://ocerebrodamosca.wordpress.com/2013/02/02/o-que-e-reducionismo/ Acesso em 22/12/2015.

Reducionismo. Disponível em: http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerDicionario&idZDicionario=535 Acesso em 22/12/2015.

5 comentários:

  1. gostei do seu texto bastante resumido e direto.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada mais uma ampliação nos meus estudos !

    ResponderExcluir
  3. obrigada me ajudou muito, direto e facil entendimento.

    ResponderExcluir
  4. Fácil entendimento, obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada por este conteúdo ! Esclareceu muito minhas dúvidas e me deu mais vontade de pesquisar mais sobre os assuntos. Sensacional, direto e esclarecedor.

    ResponderExcluir