Por Alessandra Schindler
Introdução a Psicologia do Desenvolvimento Infantil
A Psicologia do Desenvolvimento é conhecida por estudar as alterações que ocorrem no ser humano no decorrer de sua vida, ou seja, desde o momento da gravidez, nascimento até a morte. De acordo com esta psicologia, acredita-se que passamos por fases, etapas ou estágios de desenvolvimento que é comum para todos.
Os principais teóricos e suas abordagens desta psicologia são:
Jean Piaget - Métodos piagetianos e clínicos - estágios cognitivos. Foco na organização, adaptação, esquemas, assimilação e acomodação; Teoria da Equilibração - visão interacionista.
Henri Wallon - Psicogênese da pessoa, procura estudar o desenvolvimento humano a partir de uma perspectiva genética/análise comparativa. A criança como centro e o desenvolvimento humano é visto em conjunto/estudo integrado.
Introdução a Psicologia do Desenvolvimento Infantil
A Psicologia do Desenvolvimento é conhecida por estudar as alterações que ocorrem no ser humano no decorrer de sua vida, ou seja, desde o momento da gravidez, nascimento até a morte. De acordo com esta psicologia, acredita-se que passamos por fases, etapas ou estágios de desenvolvimento que é comum para todos.
Os principais teóricos e suas abordagens desta psicologia são:
Jean Piaget - Métodos piagetianos e clínicos - estágios cognitivos. Foco na organização, adaptação, esquemas, assimilação e acomodação; Teoria da Equilibração - visão interacionista.
Henri Wallon - Psicogênese da pessoa, procura estudar o desenvolvimento humano a partir de uma perspectiva genética/análise comparativa. A criança como centro e o desenvolvimento humano é visto em conjunto/estudo integrado.
Lev Vygotsky - Psicologia Cognitiva, experimental com a neurologia e a fisiologia - processos mentais superiores. O desenvolvimento ocorre em relações de troca com o meio devido a interação e mediação social.
John Bowlby - Teoria do Apego - Psicologia Cognitiva e psicanálise. Enfatiza o apego da criança com a mãe ou figura de apego, a importância da infância na constituição do psiquismo humano/determinismo implícito.
Urie Bronfenbrenner - Método bioecológico - pessoa + ambiente. Aborda a influência de políticas públicas no desenvolvimento da criança e família, estuda os indivíduos em seus próprios contextos.
David Bjorklund e Anthony Pellegrini - Piscologia Desenvolvimentista Evolucionista: foco na bioevolução, relação entre o comportamento e o desenvolvimento humano de acordo com os genes.
Vídeo explicativo sobre a Psicologia do Desenvolvimento:
Referências
VYGOTSKY, Lev. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
RABELLO, E.T. e PASSOS, J. S. Vygotsky e o desenvolvimento humano. Disponível em http://www.josesilveira.com
MARTINS, Edna. SZYMANSKI, Heloisa. A abordagem ecológica de Urie Bronfenbrenner em estudos com família. Estud. pesqui. psicol. v.2004 n.1 Rio de Janeiro jun. 2004.
MARTINS, Gabriela Del Forno; VIEIRA, Mauro Luís. Desenvolvimento humano e cultura: integração entre filogênese, ontogênese e contexto sociocultural. Rev. Estudos de Psicologia, 15(1), Jan-Abr/2010, 63-70.
VIEIRA, Mauro Luís; PRADO, Alessandra B. Abordagem evolucionista sobre a relação entre filogênese e ontogênese no desenvolvimento infantil. Texto publicado no livro: “O bebê do século XXI e psicologia em desenvolvimento” (pp. 155-204), organizado por Maria Lucia Seidl-de-Moura e publicado pela Editora Casa do Psicólogo.
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