A importância do brincar na infância tem gerado inúmeras discussões devido aos aspectos socioculturais, políticos e econômicos que o mundo tem sofrido nas últimas décadas. Segundo Arquimedes, brincar é condição fundamental para ser sério.
A arte ou ato de brincar é universal, todos os bebês e crianças brincam, o que muda são as abordagens, objetos utilizados e a inserção cultural que elas se encontram. Segundo Kishimoto, a criança vive em um mundo de fantasia, encantamento, alegria e sonhos, onde a realidade e a imaginação se confundem. De acordo com a autora (1995, p.5):
A arte ou ato de brincar é universal, todos os bebês e crianças brincam, o que muda são as abordagens, objetos utilizados e a inserção cultural que elas se encontram. Segundo Kishimoto, a criança vive em um mundo de fantasia, encantamento, alegria e sonhos, onde a realidade e a imaginação se confundem. De acordo com a autora (1995, p.5):
“A concepção de brincar como forma de desenvolver a autonomia das crianças requer um uso livre de brinquedos e materiais, que permita a expressão dos projetos criados pelas crianças. Só assim, o brincar estará contribuindo para a construção da autonomia. ”
Pular, correr, brincar de faz-de-conta, jogos de tabuleiros, danças, mímicas, música e muitas outras brincadeiras são fundamentais para desenvolver a criatividade, conhecimento, raciocínio, caracterizando-se por ser uma fonte de desenvolvimento e aprendizado, mas de forma espontânea, relaxada e sem pressão.
A preocupação nos dias atuais é que devido o avanço da tecnologia, boa parte da população jovem participa de brincadeiras que envolvem somente apertar botões ou deslizar o dedo na tela, que é o caso dos tablets e celulares. Desta forma elas não apresentam uma estimulação para a criatividade, simplesmente ficam seguindo o comportamento automático – aperta, desliza, aperta. Outro ponto identificado como problemático, é a dificuldade de escrita que as crianças poderão apresentar futuramente.
Em suma, aprender brincando é uma ótima forma de estimular as crianças de forma prazerosa em relação ao aprendizado. É através das brincadeiras que aprendem a ganhar ou perder, a terem mais paciência, autonomia, liderança, trabalhar em grupo e até mesmo a conseguir lidar melhor com as frustrações que podem ocorrer durante sua vida.
Segue abaixo um vídeo da Profª Tisuko Kishimoto da USP, explicando um pouco melhor sobre a importância do brincar.
Referências
FANTACHOLI, Fabiane das Neves. O brincar na educação infantil: jogos, brinquedos e brincadeiras - um olhar psicopedagógico. Disponível em: <http://revista.fundacaoaprender.org.br/index.php?id=148> Rev. Científica Aprender 5ª ed. 2011.
SILVA, Suelen S. M. SOUZA, KAROLINNE S. ALVES, AIRTON A. A. LOBATO, ALINE DE SOUZA. CARVALHO, ROBSON DE MELO. CHAGAS, KADYDJA KARLA N. A importância do brincar na infância para a formação da vida. Disponível em: <http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/4512/2690> VII CONNEPI, 2012.
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